Não é difícil achar um espaço com diferenças étnicas no qual afloram não uma mas várias culturas fundindo-se e formando uma nova, é o que chamamos de modernidade.
Atualmente, graças a extrapolada modernidade, o surreal tornou-se previsível. Perdemos o parâmetro da ansiedade gostosa de ser o espectador, porque por mais que um filme fuja dos padrões, a sensação de saber o que vivenciaremos ao entrar numa sala de cinema ainda persiste.
O filme Vanilla Sky, de Cameron crowe, supreende ao quebrar as barreiras das múltiplas identidades e da tradição.
O multiculturalismo se apresenta de variadas formas, desde o fato de ser a reprodução de um filme espanhol -"Abra los Ojos"- à escolha pluriétnica do elenco.
Comsequentemente, o embate cultural entre o protagonista egocêntrico playbor americano e a mocinha humilde apaixonada estrangeira logo nos bota à bordo de um turbulento e diferente romance.
Com recursos de um roteiro comercial - como o triângulo amoroso - mistura-se uma visao de leitura contemporânea de troca de personagens - ora se tem a visão do personagem principal, ora da mocinha, ora do próprio espectador.
As múltipas e perturbadas identidades do protagonista David nos coloca em uma corda bamba e tênue entre o realismo e o surrealismo, desconstruindo o ponto de vista e transformando uma nova forma de leitura.
Com um final imprevisível, poem em contraponto todo o entendimento, de modo que seja necessário rever algumas vezes para captar todos os detalhes de tempo e realidade.
Com fortes citações cinematográficas e musicais dos anos 60 e 70, a obra passa a sensação de familiaridade ao espectador mais velho- ou de maior instrução temporal.
A fluidez entre a vida e a arte se apresenta de forma clara e intensa, desde a confusão mental do principal de misturar e reproduzir sua vida como filmes, seriados e até mesmo propagandas publicitárias marcantes; ao final memorável pintado ao funo do tela do grande Vincent Van Gogh, Vanilla Sky.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário